domingo, 5 de junho de 2011

Transtorno de personalidade antisocial


PSICOPATIA , CLINICAMENTE, DESIGNA O SER PERVERSO COM DESVIOS DE PERSONALIDADE SEVEROS.
AOS PORTADORES DE NEUROSES E DESVIOS DE CARATER, INCLINADOS À PERVERSÃO SEXUAL CLASSIFICAM-SE COMO SOCIOPATA
Embora popularmente a psicopatia seja conhecida como tal, ou como "sociopatia", cientificamente, a doença é denominada como sinônimo do diagnóstico do transtorno de personalidade antissocial.

Anatomica e fisiologicamente falando, podemos dizer que há distinções no cérebro do psicopata e as demais pessoas ?

(BASE) ESTUDO FEITO POR PAMELA Y. BLAKE, JONATHAN H. PINCUS E CARY BUCKNER - NEUROLOGIC ABNORMALITIES IN MURDERERS, 20 DE 31 ASSASSINOS CONFESSOS E SENTENCIADOS POSSUIAM DIAGNÓSTICOS NEUROLÓGICOS ESPECÍFICOS:
- MAIS DE 64% DOS CRIMINOSOS FORAM DIAGNOSTICADOS COM ANORMALIDADES NO LOBO FRONTAL.

A seguir um exemplo bem ilustrativo :

O cérebro do Piscopata está à direita, o cérebro de um indivíduo de parâmetros normais à esquerda.
As áreas azuis são áreas referentes à emoções primárias
As áreas vermelhas são referentes à moralidade e valores
As áreas LARANJA e ROXO são referentes à razão e calculo ,são as áreas préfrontais.
Esta matéria foi publicada pela revista Época, edição 314, de 21.05.04, com consultoria científica. Mantém-se atualizada numa área da Medicina que não oferece dados novos e caracteriza as variações de comportamento psicopático

Vamos observar a seguir um exemplo de psicopatia desenvolvida por acidente de trabalho, afetando o lobo frontal :

Caso : Phineas Gage era um supervisor de obras ferroviárias que perdeu parte de seu cérebro devido a uma barra de ferro que atravessou o seu crânio quando uma carga explosiva rebentou acidentalmente. Ele sobreviveu por muitos anos ao extenso trauma, mas tornou-se uma pessoa inteiramente nova, abusiva e agressiva, irresponsável e mentirosa, incapaz de imaginar e planear – características completamente diferentes dos da sua formação base.
O equilíbrio, por assim dizer, entre as suas faculdades intelectuais e as suas propensões animais fora destruído. As mudanças tornaram-se evidentes quando passou a fase crítica da lesão cerebral. Mostrava-se agora caprichoso e irreverente, usando, por vezes, a mais obscena das linguagens, o que não era anteriormente seu costume, manifestando pouco interesse para com os seus colegas, impaciente relativamente a restrições ou conselhos quando eles entravam em conflito com os seus desejos, por vezes determinadamente obstinado, outras ainda caprichoso e vacilante, fazendo muitos planos para ações futuras que tão facilmente eram concebidos como impossíveis, inalcansáveis, grandiosas, mostrando-se disposto a mover e gastar até o que não tinha para conquistar … Gage já não era Gage

As causas exatas do transtorno de personalidade antisocial são ainda uma incógnita, onde , assim como os demais distúrbios mentais, é considerada multifatorial, considerando-se o tripé de generos de fatores biológicos, sociais e culturais.

O que houve com Cage poderia ter acontecido com outra pessoa, ou até ele mesmo , mas de outra forma, causando morte, coma, ou mesmo deficiências mentais severes, paralisias e muitas outras possibilidades.

Há algumas similaridades no padrão de traumas na infância e adolescência de alguns grupos de psicopatas estudados, principalmente os psicopatas assassinos.É importante saber que nem todo psicopata é assassino.

Alguns sinais :
- Emoções superficiais e teatralidade
- Frieza e ausência de sentimentos
- Muito mais razão que emoção
- Encanto superficial e sedução
- Irritabilidade e intolerância às frustrações
- Vazio existencial e tendência ao tédio
- Manipulação e chantagem
- Egoísmo e egocentrismo
- Incorregibilidade e ausência de remorso

Na população em geral, as taxas dos transtornos de personalidade podem variar de 0,5% a 3%, subindo para 45-66% entre presidiários
A psicopatia é caracterizado principalmente pela ausência de empatia com outros seres vivos, resultando em descaso com o bem estar do outro e sérios prejuízos aos que convivem com eles.



O nosso sistema carcerário, como podemos observar nas críticas e jornais, não está adequado a realizar um trabalho voltado a reinserção do preso à sociedade e , em contramão com isso, ainda temos penas que não passam de 30 anos de condenação, isso significa que os Psicopatas "não tratados" serão reinterados a sociedade mais cedo ou mais tarde, é um problema para ser pensado com muita cautela.



Muitas questões surgem desse tema, a Psicopatia é um mal que assola todas as culturas em todas as partes do mundo.


Um comentário:

  1. Um único caso no mundo em que o indivíduo era antissocial, praguejador, caprichoso e irreverente, usando, por vezes, a mais obscena das linguagens, manifestando pouco interesse para com os seus colegas, impaciente relativamente a restrições ou conselhos quando eles entravam em conflito com os seus desejos, por vezes determinadamente obstinado, outras ainda caprichoso e vacilante, fazendo muitos planos para ações futuras que tão facilmente eram concebidos como impossíveis, inalcançáveis, grandiosas, mostrando-se disposto a mover e gastar até o que não tinha para conquistar, que tenha se tornado o oposto disso após uma sério traumatismo craniano, seria o suficiente para respaldar o argumento de que a personalidade de Phineas Gage mudou devido ao acidente.

    ResponderExcluir