quinta-feira, 30 de junho de 2011

Fotos da palestra : Tecnologia de informação no processo de trabalho de Enfermagem

Palestra que aconteceu em 19/05 durante a 3ª Semana da Enfermagem no SENAC - SP - Campinas.

Ao abordar a temática de tecnologias de informação em saúde muitos profissionais ainda se sentem deslocados em conceber as inovações, como por exemplo o prontuário eletrônico e o gerenciamento de dados intra e internet.

O Intento da palestra foi apresentar algumas dessas tecnologias como soluções de muitos problemas de fluxo de informações que existem em hospitais e instituições, privadas ou públicas, de saúde.


Naturalmente , as pesquisas para viabilizar em rede pública as implantações de tecnologias inovadoras em saúde acontecem no meio acadêmico.
A documentação eletrônica de enfermagem constitui documentos técnicos, científicos, legais e éticos de saúde. (PERES et al 2009)

É importante a equipe de enfermagem preparar-se para usufruir dessas tecnologias com propriedade, os técnicos de enfermagem são os individuos que passam mais tempo com os pacientes,portanto são os captadores de informações e detalhes que geram informações para a conduta de tratamento e cuidados a eles. O Prontuário Manual é onde são registrados esses dados,esse documento tem sido, ao longo de todos esses anos o meio de comunicação entre os profissionais de saúde e com o advento das tecnologias de informação podemos substituir papéis e tinta de caneta por caracteres digitais em armazenagem de dados em disco rígido.
Quando as informações de enfermagem estão organizadas e documentadas de forma sistematizada, por meio de sistemas eletrônicos, a comunicação é operacionalizada, facilitando a resolução individualizada dos problemas dos pacientes e a explicitação dos conhecimentos técnico-científicos e humanos dos enfermeiros, bem como ampliando a visibilidade do saber da enfermagem frente ao paciente e à equipe multiprofissional (PERES et al 2009).


Os futuros profissionais da saúde, sobretudo a grande demanda de Técnicos de Enfermagem no Brasil, devem refletir sobre a necessidade de aprender mais sobre esse tema, frente a essa chegada de novas tecnologias,buscar adquirir bases para atuar sob essa tendência, pensando no futuro, garantindo o seu lugar no mercado de trabalho.

Agradecimentos:
Novamente, agradeço ao SENAC Campinas pela oportunidade, à toda a Coordenação e meus colegas Docentes, uma equipe de ótimos parceiros;
Agradeço à Escola de enfermagem da USP e aos membros do Grupo GEPETE pelas avaliações e prestatividade;
Agradeço em particular as Professoras Drªs Heloisa H.C. Peres, Cláudia Prado e Maria Madalena J. Leite, por todas as orientações, que me foram de grande valia para a realização da palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário