segunda-feira, 16 de maio de 2011

Debates movem essa temática: POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL ANALISADA DE FORMA DISTINTA.


A PRINCIPAL IDÉIA DE MUDANÇA ESTÁ :
- NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.
- NAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO(LDB).
- NAS DIRETRIZES CURRÍCULARES QUE GARANTEM QUE O PROFISSIONAL TÉCNICO DE ENFERMAGEM TENHA EM SEU CONTEÚDO O APRENDIZADO SOBRE SAÚDE MENTAL BASEADO NA REFORMA.
- NA LEI 10.216 DE 06 DE ABRIL DE 2001 ESTÃO DISPOSTOS OS DIREITOS À PROTEÇÃO DOS PORTADORES DE DOENÇAS E TRANSTORNOS MENTAIS.
- A FORMATIZAÇÃO E EFETIVAÇÃO DE CRIAÇÃO DE CENTROS DE APOIO PSICO SOCIAL
- ESTÁ NAS PESSOAS, NA EDUCAÇÃO E NA CULTURA DE INSERÇÃO DO DOENTE MENTAL NA SOCIEDADE.


E O QUE VISAM AS IDÉIAS DA REFORMA ?
A EDUCAÇÃO ESTÁ INCLUÍDA COMO BASE PARA PODERMOS ALCANÇAR A INSERÇÃO DO DOENTE MENTAL E A MELHOR COMPREENÇÃO DAS PATOLOGIAS MENTAIS NA SOCIEDADE, TENDO COMO FINALIDADE VENCER OS PRECONCEITOS QUE SEPARAM AS PESSOAS.


 
ASSUNTOS IMPORTANTES A SEREM ANALISADOS E REFLETIDOS :

PORQUE O CIDADÃO BRASILEITO TEM DIREITO A SER INFORMADO SOBRE AS MUDANÇAS DO SISTEMA !!!


oooOOOOooohhH!!


QUE OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE MENTAL SEJAM COMPETENTES A DIAGNOSTICAR E NÃO IMPRIMIR SENTENÇAS E NEM PRÉ-JULGAMENTOS.




A RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA É UMA PRÁTICA QUE TEM INCENTIVADO A INSERÇÃO SOCIAL DO DOENTE MENTAL E TEM TIDO PROGRESSOS PRÁTICOS IMPORTANTES PARA AS POLÍTICAS SOCIAIS.O MUNICÍPIO INCENTIVA O PROGRAMA E ATRAVÉS DAS POLÍTICAS DO SUS SUPERVISIONA E CONTROLA AS AÇÕES DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL DE UMA FORMA A REFLETIR TRATAMENTO AOS MORADORES DESSAS RESIDÊNCIAS, ONDE PROFISSIONAIS DE SAÚDE ATUAM EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR.

Observamos no cotidiano que a reforma psiquiátrica não está resolvida no Brasil, assim como o sistema de saúde, as políticas de saúde mental seguem em evolução, com bases bem fundamentadas, possibilitando muitas mudanças significativas no cenário que envolvem os profissionais atuantes em saúde mental.

As clínicas psiquiátricas seguem existindo, de forma necessária, com a ideação de manter o doente mental internado somente o tempo necessário, promovendo sua reabilitação e retorno ao tratamento em CAPS e outras terapias.

Temos também a "Iniciativa privada", coexistindo onde deveria haver obrigação maior do Estado de promover a saúde,sem concorrências, onde o SUS deveria ser auto-suficiente, a fim de que houvesse melhores e mais amplas fiscalizações dos serviços prestados por clínicas que tratam de doentes mentais, pois a atuação do profissional que lida diretamente com o doente mental não é simples, é algo que requer preparo, responsabilidade,contingente gerido por pessoas que planificam as ações, e sobretudo a promoção de remuneração adequada.

O ambiente de estresse, dantes em nosso país frequente nos manicômios, é substituído hoje por um ambiente saudável, lúdico, de carinho e profissionalismo, ética e respeito para com o ser humano portador de patologiais mentais.

Um comentário:

  1. MUITO INTERESSANTE,ESSA MATÉRIA PROPORCIONA INTEIRAR-SE DE UM MUNDO ANTES NÃO CONHECIDO. A SAÚDE MENTAL,SUA IMPORTÂNCIA ,ESTAR CIENTE DO UNIVERSO DESSES SERES HUMANOS QUE NECESSITAM SER TRATADOS COM RESPEITO E DIGNIDADE TENDO EM NOSSO PAÍS UMA POLÍTICA SÉRIA QUE GARANTA SEUS DIREITOS E QUALIDADE DE VIDA.
    TAMBÉM PROFISSIONAIS ÉTICOS QUE ACEITEM ESSE DESAFIO.

    ResponderExcluir