quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PNI e Vacinas, introdução

Prezado leitor 


Após compreender o sistema Imunológico e ter feito a revisão, vamos tratar de um assunto que o profissional da saúde brasileiro não deve prescindir, vamos estudar as VACINAS.


Mas antes de falar sobre Vacinas temos que mencionar algo importante que possibilita o controle e distribuição no território nacional :


O Programa nacional de Imunização PNI Criado em 1973 e institucionalizado em 1975 por determinação do    Ministério da Saúde, com o objetivo de coordenar as ações de imunizações.

De 1990 a 2003, o PNI fez parte do CENEPI/FUNASA - Fundação Nacional de Saúde. A partir de 2003, passou a integrar a DEVEP/SVS - Secretaria de Vigilância em Saúde, inserido na Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações - CGPNI.

O PNI é, hoje, parte integrante do Programa da Organização Mundial de Saúde, com o apoio técnico, operacional e financeiro da UNICEF e contribuições do Rotary Internacional e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

Informações retiradas de : http://pni.datasus.gov.br/apresentacao.asp


Como podemos definir o termo VACINA : Conjunto de métodos terapêuticos destinados a conferir ao organismo um estado de resistência ou imunidade contra determinados microorganismos infecciosos. Com finalidade principal a redução da morbidade e da mortalidade infantil por doenças imunopreviníveis



De que é composta a vacina ? 



Agente imunizante (vírus, bactéria ou qualquer microrganismo do qual se quer imunizar ou fortalecer o sistema imunológico), pode conter proteínas ou outros componentes originados dos meios de cultura ou da cultura de células utilizados no processo de produção da vacina, bem como outros componentes, como liquido de suspensão, conservantes, antibióticos e outras substâncias 

Mas as vacinas então são compostas de " Agentes causadores de doenças" ? 

Sim, porém esses estão atenuados (Enfraquecidos) por processos de inoculação em organismos animais ou então são Cepas ( partes inativadas, ou mortas, de microrganismos patogênicos. 


Além dos Microrganismos patogênicos o que mais há nas vacinas ? 

Líquido de suspensão - É constituído geralmente por água destilada ou solução salina fisiológica.

Conservantes e antibióticos -  evitam o crescimento de contaminantes (bactérias, fungos), como mercuriais (timerosal) e antibióticos (neomicina).

Estabilizantes - auxiliam a proteger as vacinas de condições adversas, como congelamento, calor, alterações do pH (tampões) e para obtenção  de isotonicidade (NaCl). Também são utilizados para formar volume, quando a vacina contém quantidades mínimas de imunógenos. Os estabilizantes mais utilizados são açúcares (sacarose e lactose), proteínas derivadas de animais (gelatina porcina ou bovina) ou de humanos (soroalbumina humana), tampões (fosfato) e sais (NaCl). As proteínas de alto peso molecular, como gelatina parcialmente hidrolisada, apresentam maior risco de desencadear reações de hipersensibilidade.

Adjuvantes - São substâncias que aumentam a resposta imune de vacinas que contêm microorganismos inativados ou seus componentes (como, por exemplo, os toxóides tetânico e diftérico). Não são utilizados em vacinas que contêm microorganismos vivos. Os sais de alumínio são os adjuvantes mais utilizados para vacinas destinadas a uso humano .Os adjuvantes podem causar eventos adversos locais, como formação de granuloma.

Agora que sabemos o que tem nos componentes vacinais, vamos ver quais são os tipos de VACINAS 



Usando exemplos de vacinas que mais tarde serão estudadas para poder criar familiaridade com as VACINAS

nVacina Combinada : Dois agentes ou mais são administrados na mesma preparação (DPT, dT e anti-pólio)


nVacina Associada : Misturam-se as vacinas no momento da aplicação (Tetravalente)


nVacinação Simultânea Duas ou mais vacinas são administradas em diferentes vias, num mesmo atendimento.

É preciso lembrar que a resposta imune não depende somente da vacina, mas também das reações do organismo...

E quais são os cuidados básicos que devemos ter com os imunobiológicos ? 


Por hoje é isso, na próxima postagem é pretendido uma sequência para a temática. 


Deixo um vídeo interessante para auxiliar na compreensão histórica e definitiva acerca das Vacinas, uma história contada de forma simples por Fernando Mafra : 



Até a próxima !! 
Profº Rafael L. Ribeiro 





Nenhum comentário:

Postar um comentário