terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Humanização em saúde: Assistência de enfermagem

Prezados leitores, alunos, colegas,amigos, venho falar de um assunto que não podemos prescindir de discutir, que muitas vezes é delicado, mas quando expressado de modo ético não se conduz a polêmica e sim a reflexões muito produtivas, vamos falar sobre Humanização.
 
Mas antes de entrarmos no tema propriamente, convém relembrar alguns conceitos e informações que nos deixamos esquecer. Muitas vezes, nós perdemos a noção do tamanho do universo em que estamos vivendo, literalmente falando.  
 
Há momentos em que esquecemos quem somos, de nossas origens, de nossos propósitos. Há um vídeo no youtube, do Prof. Mario Sergio Cortella que pode nos trazer um pouco de reflexão acerca disso, mais abaixo vou deixar o link .
 
Vamos refletir juntos sobre ? Uma viagem abstrata talvez seja uma boa agora!
 

BIG BANG


Sem querer desrespeitar as crenças criacionistas de cada indivíduo  que crê..., há posicionamentos científicos hipotéticos, em tese, acerca da origem do universo, por exemplo, o mais aceito :

Segundo a ciência, uma explosão gigantesca de átomos agrupados originou nosso universo, issoé  conhecido como a teoria Big Bang, da origem do Universo, embora os cientístas tenham chamado também como "hipótese do átomo primordial". (Huble E., 1929). Essa é uma hipótese que ganhou forma através de muitas analises e fórmulas matemáticas, inclusive partindo de pré-supostos como a Teoria da relatividade geral (Einstein, A.)... mas não vamos nos ater nisso, só compreender que a ciência tem um ponto interessante a ser analisado para evoluir durante anos e anos.
 
O universo tem cerca de 13, 7 bilhões de anos ( ... e contando) segundo cálculos concebidos a partir da hipotese do big bang e expanção do universo. Temos uma visão limitada pela velocidade da luz, portanto é impossível dizer se os  93 bilhões de anos-luz ou 8,80 ×1026 metros do universo observável e calculável (dentro do possível), são finitos ou infinitos.
 
São cerca de 170 bilhões de galáxias e cada uma delas contendo seus planetas e estrelas (Nós vivemos em uma delas, a Via Láctea).
 
Nosso "lar", Via Lactea, possúi cerca de 20 milhões de sóis (sistemas solares como o nosso ??)
 
Nosso sistema solar possuí atualmente 8 planetas orbitando o sol ( que já foi considerado estrela de quinta grandeza, hoje é considerado estrela anã...) e mais Plutão, Ceres, Éris, Makemake e Haumea são considerados como "planetas anões".
 
Em meio a esses 8 planetas, no meio de 20 milhões de sistemas de sóis, em meio a 170 bilhões de galáxias, cada uma contendo uma quantidade inimaginável de estrelas está lá, a TERRA.
 
 
E é ai que você começa a se perguntar " O que é o ser humano ?"
 
Mas antes vale a pena pensar no seguinte :
 
Segundo a ciência ( Respeitando os credos religiosos e sem entrar nesses méritos), a terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos, onde a vida existe a aproximadamente 3,5 bilhões de anos ( vida microbiológica, quando houve condições possíveis para isso...) e segundo a ciência isso foi evoluindo, até haverem humanoides ( animais parecidos em forma conosco), que por sua vez evoluiram e os chamados homens anatomicamente modernos tem seus primeiros registros de 195 mil anos atrás.
 
O Mundo que chamamos de civilizado começa a se organizar a cerca de 4 mil anos A.C. , vivemos em civilizações efetivamente há pouco tempo como raça humana (nós brasileiros, em particular, temos pouco mais de 500 anos nessa tendência, pois nossos "colonizadores" consideravam os nativos como tribos... mas pula essa parte...).
 
Acredita-se pela biologia moderna que devem haver em nosso planeta cerca de 8,7 milhões de espécies diferentes de vida, das quais temos classificadas e registradas somente 1,3 milhões.
 
EM MEIO A ESSAS 1,3 MILHÕES DE ESPÉCIES CLASSIFICADAS ESTÁ A HUMANA.
 
Nossa gestação demora 9 meses e nascemos totalmente dependentes de nossos pais por longos anos, o que na natureza não é muito comum, visto que outros animais de grande porte se tornam independentes em menos de 2 anos.
 
Segundo o site planetaterra.com, por segundo no planeta terra temos 3 nascimentos de seres humanos, o que por minuto seria cerca de 178, por hora 10.665 e por dia 255.953 pessoas nascendo em um planeta com cerca de 8 bilhões de pessoas.
 
NÓS SOMOS 1 DESSES 8 BILHÕES !(Nascemos e morremos aos montes todos os dias) O QUE É O SER HUMANO ? QUEM É VOCÊ EM MEIO A ESSE TODO ?
 
   
Para uma reflexão ainda mais provocativa e sensível eu gostaria de deixar dois vídeos análogos para o caro leitor assistir:
 
Vídeo 1 - Dancem Macacos (conteúdo público youtube)
Aviso:
O vídeo trata da prepotência humana em meio a natureza e frente ao universo.
Não há o intento de entrar em méritos culturais ou religiosos e nem discutir crenças.
A promoção de uma reflexão sadia é o maior objetivo para avançarmos em nossos estudos sobre HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE.
 
Vídeo 2 - Mario Sergio Cortella (filósofo). Sabe com quem você está falando ?
 
Agora que fizemos toda essa reflexão, você já é capaz de responder para sí mesmo o que é o ser humano ?
 
E na área da saúde , o que e quem é Ser humano ?
 
E você, profissional da enfermagem, como você tem se visto sendo um humano cuidando de outro ?
Qual seu propósito a partir do momento que você se tornou profissional dessa área ?  
 
Opinião : " ... Prefiro ser melhor do que eu mesmo todos os dias, descobrir um novo ser sempre, enquanto o tempo passa tomando-me os anos, permanço na busca da excelência..." (Ideologia? talvez...).
 
Refletir sobre essa imensidão a nossa volta pode nos tornar mais humildes em relação ao próximo, pois somos todos muito pequenos diante desse todo.
 
Quanto mais rápido o profissional da saúde (de qualquer classe e profissão) perceber que o seu objetivo é melhorar e se possível for , até mesmo curar o paciente, sendo seu propósito o bem para o próximo, mais dinâmicos serão os resultados de cada vida que passa por nossas mãos.
 
É que esquecemos que nossos colegas e até mesmo nós, fazemos parte dos 8 bilhões de seres humanos muitas vezes e, ilusóriamente, até que a doença nos surpreenda, temos a falsa sensação de imunidade ? portanto, durante o período sadio, vale sempre a pena lembrar que " Eu poderia estar agora no lugar desse indivíduo a quem estou cuidando/tratando...".

Sabe com quem você está falando, Profissional da saúde, sabe com quem está lidando ?

Você está falando com um cliente para o qual você é um prestador de serviços, com o propósito de contribuir para sua melhora efetiva, ou proporcionar conforto durante o seu tempo de vida. Esse indivíduo  pode estar consciente ou inconsciente, pode estar mentalmente equilibrado ou desequilibrado, com ou sem dor, em estado de crise ou sereno, você é um profissional que trabalhará em prol da promoção de seu cuidado e bem estar.

E você cliente, usuário do SUS; ou pagante em um sistema de saúde privado, ou dependente de um serviço de saúde especializado, sabe com quem você está falando ? Sabe com quem está lidando ?  

Não seria com um profissional bem formado, que tem domínio científico e técnico, que foi avaliado por um sistema sério de ensino e aprendizagem, a fim de entrar em uma instituição de qualidade para prestar serviços a você ? Você não está lidando com um ser humano que foi designado para prestar-lhe um serviço de qualidade, com respeito, ética e dignidade ? Não está falando com uma pessoa educada, que te atende cordialmente, demonstrando atenção, se dedicando com carinho a sua profissão ? Está falando com alguém que quando menos se esperar pode estar nas condições em que você se encontra, enfermo.
 
Nós seres humanos não estamos lidando uns com os outros ?( É necessário nos "Estranharmos" ?  ) 

O que devo esperar do meu próximo ?

 
 
 
QUAIS MINHAS EXPECTATIVAS QUANDO EU SOU ATENDIDO POR OUTRO SER HUMANO QUE CUIDARÁ DE MIM ?
 
Encerro por aqui essa introdução à humanização na saúde, em breve voltaremos a analisar os conceitos de "HUMANIZAÇÃO"  tentando compreender, talvez, onde e quando atuamos de modo automático e esquecemos de humanizar o cuidado.
 
Rafael L. Ribeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário