segunda-feira, 7 de maio de 2012

Exercícios físicos e o Cuidador de idosos.

Praticar esportes é importante ! Mas o idoso tem que ter cuidado...


Há indivíduos que cultivaram um vida atlética e com o avançar da idade não resignam de alta performance física, podendo se arriscar ao não aceitar os "novos limites do corpo envelhecido". Há também indivíduos que nunca praticaram exercícios na vida e de repente, ao envelhecerem se deparam com a necessidade imediata de iniciar a prática, no geral por determinação médica e relações de comorbidades que precisam ser tratadas auxiliadas por exercícios físicos. Os profissionais de saúde tem dois extremos que são preocupantes para tratar, portanto o ideal é nunca exagerar na prática de exercícios e respeitar os limites do corpo, para isso, é ideal manter periodicidade regular no acompanhamento médico.


O Cuidador deve prestar atenção antes, durante e depois da caminhada, seguindo orientações médicas e de outros profissionais com os quais seu cliente é tratado. Não se deve esquecer :
1- Hidratação; 2- Protetor solar; 3- Roupas adequadas e confortáveis; 4- Aquecimento e alongamento sob orientação profissional; 5- Acompanhar proximo, ou à distância dependendo dos exercícios.

A Obesidade tem sido um desafio para a saúde pública, muitos trabalhos vêm sendo públicados nos ultimos 10 anos tratando a obesidade como um mal epidemiológico. Para o idoso, as comorbidades são potencializadas e pratica de exercícios combinadas a reeducação alimentar é imprescindível, do contrário a vida desse pode se tornar sofrível.


É normal que o idoso tenha "cochilos" durante a tarde, ou entre atividades passivas, assim como também, devido a queda metabólica natural e atividade mental, é normal que não durma muito a noite. Com os exercícios físicos esses ajustes podem ser feitos e os idosos passam a ter melhor qualidade do sono, ficando mais acordados durante o dia para dormirem melhor a noite.

Muitos municípios tem se preocupado com a qualidade de vida de sua população idosa, tem investido em áreas de lazer e locais de convivência que são ótimas opções para os cuidadores de idosos conduzirem seus clientes.




Cuidadores de idosos e profissionais da saúde, somados a ações sociais para melhorar a qualidade de vida da população de idade avançada, só tendem a contribuir para uma sociedade mais atenciosa e mais qualidade profissional no acompanhamento do idoso.

Rafael L. Ribeiro









Nenhum comentário:

Postar um comentário