Planeja, empreende, saúde..

Os conceitos acerca de planejamento e gestão possuem congruência com estratégia e comando de execução tática. Ao Comandar um exército o General transmite ordens aos seus soldados de forma clara para que eles sigam seu comando e executem ações militares.

O que antecede as ordens de um general ?
O planejamento estratégico é o que faz com que um general possa estabelecer parâmetros para suas ações. Esses parâmetros são baseados em fatores diversos que possam vir a interferir nas ações planejadas, o processo tático.
O processo tático é o movimento calculado e combinado que a tropa fará para atingir as metas que foram planejadas objetivando um determinado fim.

O mundo do trabalho possuí uma similaridade íntima com os movimentos das ações militares, onde no lugar de Capitães, Coronéis e Generais, temos donos de empresas, gerentes e encarregados, responsáveis por planejar e gerir equipes voltadas para produção de mercado de trabalho.

O trabalho em equipes se distingue dos exércitos militares, porém não totalmente, pois mesmo não lidando com atos de guerra e instrumentos bélicos, o trabalhador hoje é gerido por um esquema que foi planejado dentro de uma série de metas e objetivos a serem atingidos, contendo prazos de tempo e finalidades específicas.

As ações tem de ser pensadas e pré-estabelecidas em conjuntos sincronizados das forças de trabalho para que os trabalhadores possam atingir as metas esperadas, visando a geração de lucro.

O Capital financeiro é o maior objetivo das empresas, porém , para haver ganho e progresso é necessário manter um padrão de atualização de mercado constante, que garanta a evolução da empresa, através de investimentos e melhorias, manutenção de recursos e materiais e, aprimoramento do contingente humano.

Todos esses conceitos são aplicáveis à saúde, que promove trabalho em equipe tendo como finalidade o bem estar das pessoas usuárias do sistema público e privado.

O Papel do gestor em saúde, não diferente dos gestores empresariais e industriais, é produzir, porém seu produto é relacionado ao cuidar, curar e promover bem estar a sua clientela.

Quando as ações que foram planejadas não estão sendo satisfatórias, o planejamento deve ser revisto, e isso é responsabilidade da gestão, seja em saúde, seja em campo militar, quer seja em empresas ou indústrias,ONGs, partidos políticos, instituições religiosas, que tenham qualquer finalidade,não importa! Ações mal planejadas, ou não planejadas podem se tornar inúteis por terem maiores possibilidades de perderem o controle, conduzindo qualquer constituinte, seu líder e seus membros, ao fracasso!

"...Se as ordens não foram compreendidas e não foram seguidas corretamente, a culpa é do general..." (Sun Tzu).

De fato, se as ações em saúde não estão sendo eficazes para atender a nossa demanda a nível de saúde pública e/ou privada, os responsáveis são os atuais gestores, ou mesmo a falta deles.

O Brasil é um país rico em recursos, não estamos em um país pobre, como a mídia tenta enfatizar muitas vezes, fazendo com que essa ênfase reflita em cenário internacional. A Saúde brasileira possuí um sistema nacionalizado fundamentado na constituição Federal (SUS), o que não acontece , por exemplo , nos Estados Unidos, onde os atendimentos à saúde são quase que totalmente Privados.

A fiscalização e a gestão correta desses recursos é que faz toda a diferença para que o funcionamento das ações possa atingir metas satisfatórias e cumprir com excelência os objetivos postos em plano, com bases estratégicas.

Quando se pensa em gestão de saúde hoje, se fala em multiprofissionalismo :
Médicos;Enfermeiros;Fisioterapeutas;Terapeutas Ocupacionais;Farmacêuticos; Nutricionistas; Técnicos de Enfermagem, Farmácia, Radiologia e exames de imagem...

Conduzir essa rede multiprofissional é um desafio complexo que é enfrentado mundialmente na saúde atualmente, considerando questões políticas e financeiras.

Reflitamos sobre toda nossa Gestão atual em saúde , como usuários , clientes das promoções de saúde , que esperam qualidade, resolutividade, com afinco profissional, humanismo, dignidade.

Enf,Docente: Rafael L. Ribeiro

Vamos falar de uma temática abrangente em distintas áreas, inclusive na enfermagem, o Empreendedorismo.

O Enfermeiro e os profissionais da enfermagem desconhecem as inúmeras possibilidades de ganho financeiro que podem obter se aprenderem a empreender.


Se partirmos do princípio de que o Empreendedorismo é uma prática e um modo de vida que vem ao longo do tempo se desenvolvendo no individuo, não é possível se tornar empreendedor da noite para o dia, porém podemos estudar alguns conceitos que são observados nos empreendedores e tentar identificar e, até mesmo, desenvolver de forma direcionada o comportamento empreendedor com o tempo.

Quantas vezes você deve ter ouvido:
- Ter um negócio é muito arriscado, é um jogo de sorte...
- Negociar e abrir empresas no nosso país é difícil devido a quantidade de impostos...
- Estude,seja um bom Engenheiro, Advogado, Médico, ou então vá para o caminho do esporte, se torne um atleta... há até quem diga hoje (diferentemente de alguns anos atrás) se torne músico, dá muito dinheiro, seja artista, cantor ...
- Não abra um negócio, é só para sofrer!

A maioria das pessoas não experimentam ao longo do tempo de vida o prazer que pode trazer a negociação, o gerenciamento financeiro, o calculo de lucratividade e investimento, o controle de capital de giro, a distribuição de recursos, compra e venda de materiais... enfim, procedimentos e regras com os quais o empreendedor convive naturalmente, portanto, para um empreendedor de sucesso, o controle de grandes quantias capitais e o bom uso de recursos é de costume parte do seu comportamento.

Muitos dizem que indivíduos empreendedores e indivíduos visionários são pessoas que trazem um dom inato,dês de cedo manifestando intimidade com negociações, trocas e vendas, com fácil raciocínio acerca de lucratividade, melhorias, investimentos. 

Vamos pensar sobre nossa vida, sobre como entendemos nossa volta, sobre como observamos o nosso mundo e como até hoje nos comportamos perante as regras sociais, nossos interesses, nossa maneira de pensar, nossa origem, nossos pais, amigos próximos, será que o meio em que eu vivo foi propício para que eu atentasse para a criação e/ou gestão de negócios ? Minha vida até aqui, me conduziu por caminhos onde eu me senti seguro a fazer investimentos financeiros e pensar em obter retorno com eles ? Eu já pensei, ou me peguei planejando abrir algum tipo de negócio lucrativo ?

Quando o individuo escolhe partir para a área da enfermagem , pouco pensa em concluir seus estudos e procurar trabalhos onde possa prestar serviços extra-hospitalares. Ou então o individuo, já durante sua formação profissional é conduzido a prestar concursos públicos para trabalhar em unidades de saúde, centros de saúde municipais, clínicas de especialidades, se fechando totalmente para a ideia de que há um mercado todo aberto para ser explorado. 

Por que o profissional da enfermagem não pode vender seus serviços à domicílio? Claro que pode !
Por que o profissional da enfermagem não pode pensar também no ramo da estética e abrir um negócio referente à beleza ? Claro que pode ! 
Por que o profissional da enfermagem não pode ter novas idéias e colocá-las em prática ?Claro que pode!
Só não pode, como também contribuí com o mercado e também com o profissionalismo na área aquele que se propõe a pensar em melhores condições e soluções de ganho financeiro para agregar àquela área. Na Enfermagem é necessário que os profissionais abram suas mentes para o gerenciamento, as possibilidades de negócios, as oportunidades de empreender ou intraempreender, podendo ser de forma individual ou social, deixando de lado o arcaico conceito de enfermagem como caridade.

O profissional da enfermagem enfrenta muitos desafios em sua profissão, competindo para ganhar espaço, se esforçando para se manter atualizado, continuamente se reeducando para poder acompanhar as necessidades do cuidado humano, sendo assim já é de cultura dessa classe profissional conviver com desafios, por que não tentar se desafiar a pensar em empreender ? 

O Empreendedor não é necessariamente um inventor, mas sim um realizador de coisas novas, é o perseguidor de ideais e sonhos, aquele que tenta e tenta, entendendo o fracasso como um aprendizado, sem desistir, buscando refletir e rever onde errou para poder voltar e acertar.

Seguem aqui alguns mitos sobre o empreendedor :

- EMPREENDEDORES NÃO SÃO FEITOS, SÃO INATOS;
- Empreendedores são pessoas que vão desenvolvendo capacidades de auto-gestão e administração ao longo do tempo e articulam idéias e negócios conforme vão sentindo as oportunidades.
-QUALQUER UM PODE COMEÇAR UM NEGÓCIO;
- Sem o mínimo de planejamento, ou o mínimo de noção de negociação o negócio pode iniciado pode estar fadado ao fracasso, sem ao menos durar tempo suficiente para obter algum lucro.
- EMPREENDEDORES SÃO JOGADORES;
- Em parte, pelo prazer de correr riscos, porém riscos calculados, pensados para o ganho, sem perda de capital significativo. Se for comparar um empreendedor e as regras de gestão financeira a algum tipo de jogo e jogador, podemos dizer que empreendedores são bons investidores de poker e ótimos estrategistas de xadrez, não jogam com sorte, mas sim com técnica. Mesmo assim, as regras que permeiam os negócios são muito mais complexas e mais sérias que qualquer jogo, envolvendo muitos valores. 
-EMPREENDEDORES QUEREM O ESPETÁCULO PARA SÍ;
- Nem sempre convém aparecer, na maioria das vezes os empreendedores estão nos bastidores, são coadjuvantes de uma empresa, colaboradores de alguma instituição, financiadores de algum investimento, enfim.
- EMPREENDEDORES TRABALHAM MAIS TEMPO E MUITO MAIS QUE GERENTES EM EMPRESAS;
- Empreendedores procuram colocar o dinheiro para trabalhar para eles quando há disponibilidade financeira para isso; Quando não, procuram criar e desenvolver idéias simples, atuando com as oportunidades e tendências que vão surgindo, iniciando de forma simples, rumo a ganhos melhores.O tempo investido no trabalho pode ser equivalente, menor, ou maior até que um gerente de empresa, porém é variado, podendo ter mudanças de ritmo a qualquer momento, conforme o sucesso for se evidenciando.
- EMPREENDEDORES SÃO SEUS PRÓPRIOS CHEFES;
- Empreendedores estão sempre observando as tendências a sua volta, portanto o chefe de um empreendedor é o seu próprio ambiente e tudo o que lhe perfaz, incluindo suas parcerias de negócios, seus sócios, consumidores e outros coadjuvantes indiretos. Os intraempreendedores possuem seus chefes institucionais muitas vezes, mas mesmo assim, estão sempre trazendo propostas e contribuindo com novas idéias dentro do local onde trabalham.
- EMPREENDEDORES EXPERIMENTAM MUITO ESTRESSE E PAGAM O PREÇO;
- O Empreendedor está em busca de realização pessoal, fazendo o que gosta,aprimorando seus métodos de ganhar rumo ao que lhe trará reconhecimento profissional.
- COMEÇAR UM NEGÓCIO É ARRISCADO E FREQUENTEMENTE TERMINA EM FALÊNCIA;
- O Empreendedor só inicia um negócio quando possuí um planejamento pré-estabelecido, nascido de uma ideia que já foi pensada e repensada várias vezes, saiu da mente e passou para a prática com considerações minuciosas acerca dos ganhos e perdas.
- O DINHEIRO É O INGREDIENTE MAIS IMPORTANTE PARA INICIAR NEGÓCIO;
- A VISÃO bem definida do negócio é o ingrediente mais importante para o Empreendedor, as realizações e o dinheiro vem com os bons resultados obtidos.
- EMPREENDEDORES DEVE SER NOVOS E COM ENERGIA;
- Um individuo pode ter vivido uma vida até a terceira idade e começar a entender e sentir sua volta de uma forma diferente gradualmente, usando suas experiências para poder empreender, então praticar um comportamento empreendedor, que para os indivíduos a sua volta será repentino e surpreendente. Não há idade para empreender, o que implica em ter o comportamento empreendedor são as práticas e os hábitos característicos.
- SE UM EMPREENDEDOR TEM CAPITAL, NÃO DEVE PERDER A CHANCE;
- Nem sempre os empreendedores investem dinheiro em uma nova empreitada, ou mesmo visam ampliar com investimento capital, é preciso saber o momento certo de investir, o Empreendedor simplesmente observa e intuí na oportunidade certa.
- QUALQUER EMPREENDEDOR COM UMA BOA IDÉIA PODE LEVANTAR CAPITAL.

- O que é uma boa ideia ? O que é bom para um nem sempre é o que o outro quer...Geralmente , os Empreendedores de sucesso vão tateando e lapidando as "boas idéias" fazendo com que essas se tornem valiosas para poderem lucrar com elas.

Vamos acompanhar agora algumas características reais do empreendedor. 

-TEM UM MODELO;
- Algo, Alguém ou algum tipo de movimento que traga inspiração para sua ações.
-TEM INICIATIVA;
- Acompanhada de coragem e esperança...
-FRACASSO É RESULTADO PARA APRENDIZADO;
- Sempre usa seus erros para aprender, rever, adaptar e acertar...
-ENERGIA
- Energia psíquica e muita vontade de pensar, criar, executar, praticar...
-FIXA METAS, OBJETIVOS E MANTÉM FOCO;
- Traçados em um planejamento que é revisado sempre que necessário...
-INTUIÇÃO FORTE;
- Sentido aguçado para investir, vender, "garimpar", comprar, idealizar, estruturar, fazer acontecer...
-CITA SITUAÇÕES PARA PODER OUVIR RETORNO DE SEU COMPORTAMENTO, SABE RECEBER FEEDBACK
- Extrai das pessoas ao seu redor os conselhos necessários para poder continuar inovando, fazendo as perguntas certas para poder obter respostas...  "Não importa o que pensam de ti, o que importa é o que você faz com o que pensam de ti... (Satre)"
-TECE UMA REDE DE RELAÇÕES;
- Possuí muitos contatos importantes e alguns até fundamentais para se manter sempre bem informado e ativo...
-CONHECE MUITO BEM O RAMO EM QUE ATUA;
- Através de observações e experiências, estudos, planejamentos e constatações...
-CULTIVA A IMAGINAÇÃO E APRENDE A DEFINIR VISÕES;
- Agrega conhecimento e põe em prática, pensa e logo questiona os ideais de seus pensamentos geralmente com a finalidade de definir um rumo a ser seguido, passando por escrito as boas idéias e projetos.
-TRADUZ PENSAMENTOS EM AÇÕES;
- Compõe projetos e viabiliza métodos para execução, muitas vezes de forma simples e objetiva, a qual é entendida e aderida por todos a sua volta...
-É PROATIVO;
- Age com provisão, não espera pela sorte... 
-CRIA UM MÉTODO PRÓPRIO DE APRENDIZAGEM;
- A seu tempo e ao seu modo, da maneira que melhor o satisfaça e faça significado...
-ASSUME RISCOS MODERADOS, MINIMIZANDO-OS, PORÉM GOSTA DOS RISCOS;
- Faz parte da característica empreendedora a cultura de desafios, porém não compromete recursos além dos limites calculados...
-TEM TOLERÂNCIA A AMBIGUIDADE;
- E também convive bem com opiniões diversificadas, considera seus rivais seus maiores impulsores para o sucesso, respeitando a competição natural que há no mundo dos negócios...
-MANTÉM ALTO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA DO AMBIENTE.
- Sabe das tendências, se atualiza, entende o clássico e o moderno...


O Empreendedor possuí superintendência e potencial administrativo.

Desenvolver a superintendência e a administração é algo que se inicia de dentro para fora, a partir da auto-gestão, avançando primeiramente à sua volta, depois partindo para modificar o ambiente e aos poucos as pessoas ao seu redor.

Mas como eu posso mudar o modo das pessoas pensarem ? Como posso ser acreditado ?
Primeiramente você precisa acreditar em si mesmo, ter uma VISÃO! 


O que eu tenho visto quando tento imaginar minha vida daqui a alguns anos ?

Você pode influenciar pessoas de qualquer área atuando em qualquer profissão se sua VISÃO for assertiva !

Quantos por ai se dizem líderes e arrastam milhares de seguidores por vários tipos de caminhos diferentes ? O que eles tem que você não tem ? uma VISÃO !

Quando se fala em "Ter uma VISÃO..." vem a mente algo místico, ou mágico, como quem tem algum tipo de revelação ou previsão para o futuro. Certamente o empreendedor não precisa de poderes sobrenaturais para edificar uma visão,o empreendedor tem uma característica denominado VISIONÁRIO. 

A VISÃO do Empreendedor contém seus valores : existenciais, estéticos, intelectuais, morais e até mesmo religiosos.

Uma visão tem a capacidade de conduzir seu leitor a idéias de futuro melhor do que o presente, apresentando conceitos de melhoria de vida, de realizações e sucesso, contendo palavras motivadores e progressistas. Sim ! o Empreendedor escreve sua visão em algum lugar e dependendo do destaque que o tempo traz a essa visão, ela pode se tornar uma inspiração para muitos, modificando comportamentos e até mesmo ditando tendências.

É como em uma doutrina ? Não, a ideia de uma visão de negócios não para ser estática nem tão pouco tradicionalista e sim ser dinâmica e constantemente readaptável as necessidades do momento para a condução de um futuro promissor.
Não existe formula mágica, mas para facilitar a construção de uma visão é possível se auto-questionar sobre  seus objetivos básicos, questões como :
Exemplo : 
Banco do Brasil - Seremos o primeiro banco dos brasileiros, no Brasil e no exterior, o melhor banco para se trabalhar e referência em desempenho, negócios sustentáveis e responsabilidade socioambiental.

Petrobrás - Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse

Em uma declaração de visão poderão estar contidos elementos de valor e missão também , por exemplo :

Unilever - Fabricar produtos de altíssima qualidade, com sofisticação e originalidade,levando vitalidade para o dia-a-dia. Atendemos as necessidades diárias de nutrição, higiene e cuidados pessoais com marcas que ajudam as pessoas a se sentirem bem, bonitas e aproveitarem mais a vida.


Uma visão é equiparada a gestação , ela passa por processos até se tornar madura o bastante para nascer e crescer, se fortificar.

E por que não se tornar um empreendedor na área da enfermagem ? 

Como vocês viram não existem fórmulas mágicas, somente experiência, identificação, dedicação e formação continua para edificar a prática empreendedora em si.

Acompanhe as próximas atualizações e postagens pois falaremos de plano de negócio, trazendo casos de projetos de negócios para a área dos profissionais da enfermagem, técnicos e auxiliares. 

Enf. Docente Rafael L. Ribeiro