Prezados leitores
Fiquei um tempo sem movimentar postagens, mas eis aqui um assunto interessante e com frequência abordado na área da saúde.
Auxiliado por material da colega Profª Nathália Lébeis (com a devida permissão) trago a vocês uma síntese didática que vai tratar do título dessa postagem.
Vamos iniciar nosso estudo pelo Sistema Imunológico, ou se preferirem Imunitário, ou ainda Sistema Imune... veja abaixo:
Daqui surge a questão : O que é Imunidade ? Podemos definir imunidade assim :
Para haver respostas e reações substanciais no organismo é preciso que haja um antígeno que seja capaz de iniciar o fenômeno.
Geralmente, os Linfócitos (Vide glóbulos e hemocomponentes para relembrar) dão início aos processos que depois são assumidos por anticorpos específicos para combates no organismo.
E como alguém se torna imune aos microorganismos ? Há tipos de imunidade, vejamos como isso funciona:
É possível comparar o sistema imunológico a barreiras de defesa em um exército bem montado, tendo nosso organismo como se fosse um Quartel General, ou mesmo um Ponto de conquista que constantemente é atacado por Microorganismos invasores querendo tomá-lo por vários meios e entradas.
E como são nossas linhas de combate ? Vejamos no esquema abaixo :
A seguir vamos detalhar alguns componentes para compreender melhor o nosso esquema de combate:
Para um comparativo podemos ver nesse esquema os componentes da Imunidade Inata e Adquirida :
A seguir temos um esquema com os tipos de respostas Imunes (Lembre-se que seu "exército" terá várias "armas" para se defender conforme vai ficando cada dia mais "treinado" contra seus "inimigos"
OPS! Não é lá um exemplo de Bom treinamento esse... mas, podemos pensar que nosso sistema imunológico pode se confundir as vezes, principalmente quando enfrenta situações novas, portanto reforçamos aqui a necessidade de compreender os modos de manter seu organismo sempre com imunidade alta.
SEGUE ABAIXO NOSSO "ARSENAL" :
ESSA ULTIMA IMAGEM ACIMA É UM ESQUEMA DOS TIPOS DE IMUNIDADES PARA SEREM ESTUDADAS ESPECIFICAMENTE DEPOIS.
Bárbaro, parabéns! Nunca vi coisa igual, adorei, muito criativo.
ResponderExcluir