segunda-feira, 26 de maio de 2014

Mudanças de Decúbito

Prezados leitores 

Vamos tratar nessa postagem de um assunto que faz parte dos fundamentos práticos da enfermagem, que em qualquer tempo não devem ser esquecidos e fazem diferença principalmente no conforto proporcionado ao seu cliente, vamos falar de mudanças de decúbito. 

Como o leitor sabe há momentos em que o cliente se encontra impossibilitado de se mover em seu leito devido a limitações físicas ou estados de inconsciência profunda, é responsabilidade da equipe de enfermagem pensar e executar esses movimentos em tempos espaçados para promover conforto e : 

-  Prevenir contraturas musculares e deformidades


Se o indivíduo permanecer muito tempo deitado em mesma posição a musculatura se contraí e dores podem surgir em locais diferentes.

- Estimular a circulação sanguínea


Como já vimos em outros momentos no blog e como o leitor mais experiente (alunos e profissionais de saúde) já sabem, o conduz oxigênio e nutrientes para todo o organismo, sendo assim é necessário manter a circulação ativa, se o indivíduo permanecer muito tempo deitado em posição estática essa circulação tende a ser prejudicada, diminuindo a distribuição de trocas gasosas pelo corpo e a chegada de nutrientes para todo o organismo. É responsabilidade do profissional de enfermagem ter atenção a esse fato! Prevenindo ulceras por pressão, tromboflebites e edemas nas extremidades.

- Promover expansão pulmonar


Sabemos que algumas 

posições facilitam os 

movimentos respiratórios 

e também a drenagem de 

secreções, portanto é

 necessário ter atenção com

 o volume de drenagem e 

com a expansão torácica.



- Facilita a realização de exâmes. 



- Alivio da pressão sobre determinada área corporal. 



Veja por exemplo nas figuras os pontos que estão sendo pressionados no decúbito lateral ... se o cliente permanece muito tempo exercendo pressão nesses pontos a circulação tende a diminuir e deformidades se fazem dando origem a diminuição de trocas gasosas periféricas, o que diminuí também a chegada de oxigênio, podendo lacerar e futuramente ulcerar o local submetido a pressão constante. 

Nessa postagem não vamos tratar especificamente de "Ulcera por pressão", mas se você digitar esse termo no google verá a quantidade enorme de assuntos que permeiam esse tema e também verá várias figuras de deformidades causadas por esse fenômeno. Fato aqui a ser considerado é que mudança de decúbito faz enorme diferença para evitar esse mal. 

Vamos ver a seguir os tipos de mudanças de decúbito e para que servem : 

DECÚBITO DORSAL


Posição que favorece a expansão torácica e abre as vias aéreas, exercendo pressão dividida entre os calcâneos, a região sacral e as regiões escapulares, bem como na região occipital (nuca) do individuo. 

DECÚBITO VENTRAL


Posição que exerce pressão variável (conforme a cabeça) no rosto do indivíduo, nas regiões zigomáticas e frontal, exercendo pressão no tórax, portanto não é a mais adequada para quem está com dificuldades respiratórias. É indicada para  submeter o cliente a massagens de conforto e também examinar as partes posteriores, ou em casos onde o cliente se sente confortável deitado assim.

DECÚBITO LATERAL

Considerando lateralização esquerda temos uma posição comum para conforto, bem como o lado direito, porém ao deitar o cliente para o lado esquerdo temos a possibilidade da posição Sims:  
deitar

 o paciente sobre o lado direito flexionando-lhe as pernas, 

ficando a direita semi flexionada e a esquerda mais 

flexionada, chegando próxima ao abdômen. Para o lado 

esquerdo, basta inverter o lado e a posição das pernas. 

Posição usada para lavagem intestinal, exames e toque.


DECÚBITO GENU-PEITORAL  

O Cliente é posicionado semelhante a figura onde se mantém ajoelhado e com o peito descansando na cama, os joelhos devem ficar ligeiramente afastados. Posição usada para exames vaginais, retais e cirurgias.

DECÚBITO GINECOLÓGICO OU POSIÇÃO LITOTÔMICA

A posição referida tem sua finalidade para exames e toques genitais, ou mesmo para trabalho de parto e sondagem vesical, ou ainda outros atos cirúrgicos nas genitálias. O que define o termo "litotomia" é basicamente o fato de haver uso de suportes que prendem os membros inferiores mantendo-os elevados como na figura. 
FOWLER 



SEMI- FOWLER

Em ambos os casos o paciente fica semi-sentado confortavelmente, utilizado conforme necessidades respiratórias ou para alimentação e descanso. 

TRENDELEMBURG


O paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas e pé acima do nível da cabeça, posição usada para retorno venoso, cirurgia de varizes, edema.


Espero ter contribuído com o conhecimento do prezado leitor que tem acompanhado as postagens através do blog e das aulas encerrando aqui mais esse assunto. 

Se desejarem podem comentar ou mesmo enviar mensagem de texto por email que eu respondo, é sempre bom trocar conhecimentos e aprender mais. 

Agradeço a leitura ! 

Abraço !

Rafael L. Ribeiro