Prezados leitores, amigos, alunos, colegas de profissão.
Essa postagem pretende ser mais uma conversa do que um formato didático de aulas como tenho feito na maioria das vezes, vamos falar sobre o vírus da dengue, aliás sobre "Os vírus": DEN - 1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, é o que se tem classificado, isso significa que se você , ao longo da vida, pegar dengue 4 X ou os 4 tipos de alguma forma(desculpe o vocabulário , mas sinceramente "Puta AZAR hein amigo !!!" ) você não terá mais dengue teoricamente ... (alguma coisa de bom tem que ter né ... será ?)
Bom acho que todos sabem que o mosquito Aedes Aegypti é o transmissor (Em epidemiologia seria o vetor) do vírus ...
Mas esse "belo bichinho" ai em cima nem sempre é o culpado, é importante saber disso (Embora eu me sinto obrigado, moralmente, a matar eles cada vez que vejo... que me perdoem os protecionistas de insetos ...) pois para transmitir dengue ele tem que ter a dengue , ou seja , tem que estar infectado e se tornar infectantes e em geral são as fêmeas que são FATAIS . Como funciona isso ?
A Fêmea precisa de sangue para amadurecer seus ovos, portanto ela pica pessoas de todos os tipos, inclusive os indivíduos já infectados com dengue, assim se torna Infectada. Mas ainda ha um período de tempo de 10 e 12 dias depois, as partículas do vírus dengue se disseminam pelo organismo do A. aegypti, se multiplicam e invadem suas glândulas salivares: neste momento, o mosquito fêmea se torna infectivo e, somente a partir daí, poderá transmitir o vírus a outra pessoa.
Achou complicado ? Pois é complicado é ter dengue , porque a sensação é desagradável e os sintomas são horríveis ! (Aqui fala alguém que já pegou 2X... meio azarado não é ?)
Falando sério de sintomas :O dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.
Na pior das hipóteses :
Dengue hemorrágico é uma forma grave de dengue. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. Dengue hemorrágico necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente.
Parte do texto foi retirado do : http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/aedesvetoredoenca.html
Se você sentir os sinais acima e tiver coriza fique feliz!! não está com dengue (Quer dizer, nem tanto, pois pode estar com uma gripo, talvez até H1N1 ... bom, mas ai é outra história rsrs... com coisa séria não se brinca... ) , o vírus se trata de um arbovírus -Flaviridae (para os curiosos de plantão em biologia) que não vão fechar o ciclo como um retrovirus gripal, mas em compensação na maior parte dos casos termina o ciclo com uma coceira (prurido) bem complicado ...
Bom meus caros, as medidas para evitar dengue todos conhecem também, tudo baseado em não deixar água (principalmente limpa) parada acumulada, pois o mosquito depositará seus ovos ali e os focos podem ficar descontrolados... Mas e se no meu bairro tem vários focos e eu estiver exposto, como me proteger ? O que fazer ? A resposta está em usar repelentes !
Você pode usar repelentes industrializados e/ou alguns alternativos caseiros, um deles é essa combinação aqui :
Imagem :omundodegaya.wordpress.com
Mas temos uma alternativa interessante que serviu de projeto por parte de alunos de um curso técnico profissionalizante de enfermagem, vejamos o vídeo a seguir "Borra de Café" :
Este vídeo foi postado com a devida permissão de Patrícia M. Benjamim e está igualmente postado no youtube em -> http://youtu.be/P1lAlQC8O9M
Meus caros , é isso , dengue é algo sério, que me pegou 2 X na vida e foi bem desagradável, por isso aproveitei a "onda" e resolvi postar essa conversa aqui com vocês, procurem se proteger e prevenir.
Fiquem a vontade para fazer comentários.
Abraço
Rafael L. Ribeiro